top of page
Montanhas cobertas de neve

Manifesto da Sociedade Ordo Templi Orientis

Sociedade Ordo Templi Orientis no Brasil

manifesto.jpeg

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

A Sociedade Ordo Templi Orientis, ou Templo do Oriente, OTO (uma explicação mais clara das iniciais é dada aos Iniciados do II ° ), é atualmente representada internacionalmente pela OHO, a Cabeça Externa da Ordem, cujos delegados imediatos para o mundo profano são os Reis e Rainhas Sagrados, e os Diretores da Sociedade Ordo Templi Orientis. (OTO) Os propósitos da Sociedade Ordo Templi Orientis são simples, e são sucintamente descritos em Liber CL. Maior Compreensão da necessidade desses propósitos, no entanto, bem como maior eficiência na luta para estabelecê-los, precisam de aplicação e estudo. Portanto, um Currículo de Leitura foi estabelecido para satisfazer as necessidades básicas dos Candidatos à Ordem.


Currículo de leitura

 

Todos os livros escritos por Aleister Crowley.
Os Comentários de AL por Aleister Crowley e Marcelo Motta
Documentos Preliminares Oficiais da OTO Inclui a famosa Carta de Marcelo Motta a um Maçom Brasileiro e outros artigos essenciais para a compreensão da teoria política para os Thelemitas.
Moedas de Ouro, Joias Preciosas e Diamantes Brilhantes. Esses três Comentários foram escritos por David Bersson e apresentam novas percepções e material nunca antes apresentado aos Thelemitas.
Golden Bough por Frazer
Sacred Magic of Abra-Melin the Mage
Livros sobre Feminismo: essenciais para membros masculinos e femininos estudarem as tendências da Corrente Thelemita no mundo em relação à cintura da mulher com a Espada.
(Confira Liber AL, Capítulo III, versículo 11.)
Livros sobre o Egito Antigo; essenciais para os Thelemitas que estudam o Vínculo com a Antiguidade.
The Trachtenberg Speed ​​System of Basic Mathematics por Ann Cutler e Rudolph McShane. Este volume provou ser valioso para a disciplina preliminar no estudo da Cabala. (Confira Liber AL; Capítulo I, versículo 25.)
Vista-se para o Sucesso e O Livro das Mulheres para o Sucesso, por John T. Molloy.

Estudantes sérios são encaminhados ao Livro da Lei, vistam-se todos com vestimentas finas. Os dois livros acima são os livros sensatos e lúcidos para Thelemitas sobre vestimentas finas atualmente existentes. Eles não são apresentados neste Manifesto como dogma, mas apenas como uma possível base para um Guarda-Roupa Thelemita. Só podemos esperar por um tempo em que livros sobre vestimentas finas serão escritos por Thelemitas. (Confer Liber AL, Capítulo I, versículo 51.)

A Estrutura da OTO
A Sociedade Ordo Templi Orientis, (OTO) é organizada em Lojas às quais podem pertencer homens e mulheres de todas as raças e níveis sociais. Qualquer ser humano que possa passar pelas Provas Iniciáticas tem direito ao Primeiro Grau. As Lojas estão sob a responsabilidade de Mestres de Loja, que podem ser de qualquer raça, sexo ou posição social e que são monitorados por Diretores regionais. Em alguns casos, um Mestre de Loja do Círculo Externo III ° , está sob a Autoridade de um Diretor IV ° .


O Outer Circle Lodge Master é um representante estadual e o diretor é responsável por mais de um estado. (Isto, nos EUA) A Sociedade Ordo Templi Orientis é dividida em três círculos:

Círculo externo: inclui o I° ao III°.

A iniciação ao próximo Círculo só pode ser feita por recomendação de um Diretor ao Supervisor Geral ou OHO com convite oficial.


Círculo Interno: do IV° ao VI°

Círculo Secreto: do VII° ao IX°

Além desses Graus, existem mais dois de natureza puramente Administrativa: o X ° , ao qual pertencem os Hierofantes, Reis e Rainhas que são Grão-Mestres Nacionais e o OHO.


(Os Reis e Rainhas nunca são pareados: Confere Liber AL, Capítulo II, verso 15, última linha.
Se uma mulher se torna uma Rainha, ela recebe um Hierofante da Hierarquia Oculta.)
O OHO é o Grão-Mestre Internacional. E o XI ° , cuja Autoridade é puramente Espiritual, está fora da estrutura normal da Ordem, a menos que uma emergência o chame. Sua função no mundo é absolutamente secreta para todos aqueles, exceto os Grão-Mestres Nacionais e nenhum deles sabe se realmente sabe! Nenhum membro da Ordem pode aclamar publicamente seu Grau abertamente após o IV °, exceto os Grão-Mestres Nacionais e o XI ° .


O XI ° não observa regras, mas age em emergências de acordo com Seus Juramentos dos Círculos Internos e Secretos. O tamanho e a extensão do Nosso Movimento são permanentemente secretos para o mundo profano. Nosso Chefe Secreto, (que pode ou não ser o XI ° ), se comunica diretamente apenas com os Grandes Mestres Nacionais que se comunicam diretamente com nossos Diretores, (ou em alguns casos, Mestres de Loja do Círculo Externo, III ° que se comunica apenas com nossos Mestres de Loja, que se comunicam com nossos Membros de Loja.)


Embora não possamos, em um Manifesto destinado ao público em geral, desvendar a natureza do Trabalho dos Graus, especialmente nos Círculos Interno e Secreto, uma breve descrição dos títulos (que indicam a atividade principal ou, em alguns casos, uma atividade cega) de cada um dos Graus pode ser útil aos temperamentos intuitivos.


I° Atração pelo Sistema Solar (Nascimento).
II° Comportamento Thelêmico na Terra (Vida).
III° Senhorio ou Senhora da Terra (Morte).
IV° Homem Livre ou Mulher Livre.
V° Escudeiro de Donzela.
VI° Cavaleiro ou Dama.
VII° Noviço. Vigilante. Sentinela.
VIII° Diácono ou Diaconisa. Inspetor. Arauto.
IX° Sacerdote ou Sacerdotisa. Juiz.
X° Rei Sagrado ou Rainha Sagrada. Chefe Externo da Ordem.
XI° Este Grau não tem título ou descrição. Corresponde a um certo Alto Grau na A.·.A.·.

Na realidade, existem apenas Três Graus para aqueles de nós que são chamados Thelemitas. Estes correspondem aos Círculos: Homem da Terra inclui do I° ao III°, Amantes do IV° ao X°, os membros do XI° para ocupar um cargo abaixo de seu Grau na hierarquia, mas eles não podem revelar que ocupam o XI°. Tal foi o caso de Karl Johannes Germer.

A taxa mensal da Society Ordo Templi Orientis é de cinco por cento da renda mensal de qualquer membro e esses cinco por cento são acumulados pelos membros do Mestre da Loja e trinta por cento disso vai para o Diretor e dez por cento disso vai para o Grão-Mestre. Se uma Loja tiver apenas um membro, os cinco por cento completos vão para o Grão-Mestre. Contas de despesas podem ser delegadas a qualquer membro de qualquer Grau a qualquer momento com a permissão de qualquer membro do Círculo Secreto com a aprovação do Grão-Mestre.

As contribuições não são rastreadas, mas se por uma concordância de circunstâncias se tornar evidente que algum membro está deliberadamente contribuindo com menos de cinco por cento de sua renda mensal total, essa pessoa é imediatamente expulsa e impedida de readmissão. Além da taxa mensal, os membros são encorajados a contribuir para o bom funcionamento da Loja à qual pertencem, seja com trabalho ou presentes. O avanço nos Graus, no entanto, não depende de doações ou do tamanho da taxa mensal de alguém: é medido pela evidência de dedicação moral e intelectual à Ordem. O avanço nos Graus traz maior responsabilidade e, portanto, exige força de caráter e pureza de motivos. A tônica é o Serviço. Tanto o Currículo de Leitura quanto as regras estabelecidas neste Manifesto estão sujeitos a alterações por Nós a qualquer momento.

O amor é a lei, amor sob vontade.

Frater Superior

bottom of page